segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Aconteceu virou Blog ! Folha de Guareí e Nossa Região

Câncer de Pulmão
Câncer de Pulmão é um tumor maligno que se inicia nas células do pulmão, geralmente nas células que revestem as passagens aéreas. Os dois principais tipos são: câncer do pulmão de células pequenas (CPCP) e câncer de pulmão de células não-pequenas (CPCNP), que são tratados de formas diferentes. Cerca de 85% de todas as neoplasias de pulmão são CPCNP, tipo com três sub-tipos principais. Os sub-tipos são divididos com base em tamanho celulares, forma e estrurura química, e o diagnóstico é baseado em como as células se mostram à microscopia.

Em fase inicial o câncer do pulmão geralmente não causa sintomas. Se o câncer cresce, alguns sintomas comuns podem incluir tosse, dificuldade respiratória (dispnéia), dor torácica, sangue no escarro, rouquidão (disfonia), infecções freqüentes, fadiga e perda de peso. Outros problemas de saúde podem causar esses sintomas, mas qualquer pessoa apresentando-os deve ver um médico, principalmente se estes sintomas estão se agravando ou se duram mais de duas semanas.

Câncer de pulmão é raramente encontrado precocemente, porque a maioria das pessoas não apresentam sinais da doença até que ela tenha progredido para estágios avançados. Se o câncer de pulmão é detectado durante as fases iniciais da doença, geralmente é encontrado por acaso. Alguns exames médicos utilizados para diagnosticar o câncer de pulmão, e para ver se ele se propagou, são a radiografia de tórax, tomografia computadorizada, ressonância magnética, PET scan, cintilografia óssea, ultrassonografia, mediastinoscopia e broncoscopia. Independente do método de obtenção, a biópsia (ou citologia, caso não seja possível a realização de biópsia) é imprescindível para adequado tratamento.

Tratamentos para o câncer de pulmão podem incluir quimioterapia, radioterapia e cirurgia. Mais do que um tipo de tratamento pode ser utilizado de cada vez, dependendo do estágio da doença.

Fonte: Hospital do câncer de Barretos

Nenhum comentário:

Postar um comentário